25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Focados na reeleição? - 02/09/2023, 17:02 - Da Redação

Reunião do Conselho Político discute critérios dos palanques de Jerô

Não foi encaminhada na reunião nada especificamente sobre pré-candidatura, mas os critérios gerais para constituição dos palanques de Jerônimo

Encontro discutiu critérios para constituição dos palanques de Jerônimo na Bahia
Encontro discutiu critérios para constituição dos palanques de Jerônimo na Bahia |  Foto: Divulgação

O Conselho Político reuniu 12 partidos, o governador Jerônimo Rodrigues, os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, o vice-governador, Geraldo Júnior, os secretários de Estado Luiz Caetano, Adolpho Loyola, Manoel Vitório, André Curvello, os presidentes dos partidos e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes, na manhã deste sábado, 02, no CAB. Na ocasião, foram discutidos os critérios para constituição dos palanques de Jerônimo na Bahia.

A reunião foi dividida em dois momentos. No primeiro, o Governo apresentou um balanço do panorama das finanças e fiscal do Estado, um panorama das principais ações, obras e projetos estruturantes em andamento do Governo do Estado e do Governo Federal via PAC, também apresentou um resumo de uma pesquisa de opinião acerca da imagem do governo e do governador em 14 regiões da Bahia e também no estado.

No segundo momento foi discutido o quadro político eleitoral do estado, focado nas 70 maiores cidades. O governador encaminhou que Salvador merecerá reunião específica para debater eleições e que ele vai convidar os partidos. Primeiro serão chamadas as legendas que têm pré-candidatura em Salvador e depois o Conselho como um todo para chegar a uma solução.

Não foi encaminhada na reunião nada especificamente sobre pré-candidatura, mas os critérios gerais para constituição dos palanques de Jerônimo. "Primeiro, o governador deu um recado sobre a unidade da base, ele quer trabalhar para ter a maior unidade em todas as cidades da Bahia. Então há um desafio lançado pelo governador aos partidos para que eles se juntem, se entendam para o fortalecimento de Jerônimo e de Lula, entendendo que 2024 é a antessala de 2026, para fortalecer e ampliar a força de Jerônimo e Lula no estado. Onde não houver consenso em torno de uma única candidatura em torno do Governo do Estado da base de Jerônimo, nós da Federação PT, PCdoB e PV encaminhamos alguns critérios que nós da Federação defendemos alguns critérios que estão sendo discutidos pelo governador com o Conselho Político, dentre eles tem primazia os candidatos e candidatas que apoiaram Jerônimo no primeiro turno de 2022, na sequência envolver aqueles que apoiaram no segundo turno, e depois aqueles que vieram compor a base depois das eleições", afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

"O PT e a Federação parabenizam o governador pela iniciativa de convocar os partidos. Ele disse que na sequência convocará as bancadas federal e estadual e também, em um momento posterior, os prefeitos e prefeitas, candidatos e candidatas. Então ele está num processo de ouvir muito, um processo de escuta, de diálogo, de convencimento, adotando primeiro critérios políticos claros e que todos os partidos possam participar de um jogo de ganha-ganha, de um processo em que toda a base saia fortalecida, toda a base saia ampliada e que a gente consiga dar ainda mais condições para Jerônimo seguir mudando a Bahia e Lula reconstruindo o Brasil", acrescentou o presidente do PT Bahia.

exclamção leia também