26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Ato criminoso! - 02/11/2022, 19:17 - Everton Santos- Atualizado em 02/11/2022, 19:27

Repugnante! Bolsonaristas fazem gesto nazista em Santa Catarina

A cena viralizou nas redes sociais

O gesto consiste na mão estendida e foi repetido por centenas de pessoas
O gesto consiste na mão estendida e foi repetido por centenas de pessoas |  Foto: Reprodução Twitter

Uma cena relacionada ao período do nazismo chocou brasileiros nesta terça-feira (2). Manifestantes bolsonaristas que realizavam um ato contra o resultado das eleições em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, repetiram um gesto que muito se assemelha à saudação nazista "Sieg Heil", uma espécie de reverência. O ato ocorreu em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército na cidade.

O gesto consiste na mão estendida e foi repetido por centenas de pessoas, homens e mulheres, vestidos de verde e amarelo enquanto todos cantam o Hino Nacional.

As imagens estão sendo analisadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que informou que está buscando identificar as pessoas que fizeram o gesto, que configura apologia ao nazismo, considerada crime no Brasil.

O vídeo que mostra o ato rapidamente se espalhou pelas redes sociais. O registro mostra as pessoas em via pública, na BR-163, cantando o hino e com as mãos estendidas em direção a um tanque de guerra na entrada da base militar

O MP não descarta pedidos de prisão preventiva. O caso é apurado pelo Grupo de Apoio ao Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

"Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", esclarece a Coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes.

exclamção leia também