Uma cena relacionada ao período do nazismo chocou brasileiros nesta terça-feira (2). Manifestantes bolsonaristas que realizavam um ato contra o resultado das eleições em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, repetiram um gesto que muito se assemelha à saudação nazista "Sieg Heil", uma espécie de reverência. O ato ocorreu em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército na cidade.
O gesto consiste na mão estendida e foi repetido por centenas de pessoas, homens e mulheres, vestidos de verde e amarelo enquanto todos cantam o Hino Nacional.
As imagens estão sendo analisadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que informou que está buscando identificar as pessoas que fizeram o gesto, que configura apologia ao nazismo, considerada crime no Brasil.
O vídeo que mostra o ato rapidamente se espalhou pelas redes sociais. O registro mostra as pessoas em via pública, na BR-163, cantando o hino e com as mãos estendidas em direção a um tanque de guerra na entrada da base militar
O MP não descarta pedidos de prisão preventiva. O caso é apurado pelo Grupo de Apoio ao Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
"Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", esclarece a Coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes.