30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Crise no partido - 18/05/2023, 11:32 - Anderson Orrico

Randolfe Rodrigues deixa Rede após treta com Marina Silva

Crise se agravou com apoio do ministério do Meio Ambiente ao Ibama por negar licença de perfuração no Amazonas

Randolfe era o único representante da Rede no Senado
Randolfe era o único representante da Rede no Senado |  Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, comunicou nesta quinta-feira (18) acaba de comunicar ao partido Rede Sustentabilidade que decidiu meter o pé da legenda. A decisão vem após uma série de tretas com Marina Silva que tiveram início no ano passado.

No comunicado, Randolfe não cita Marina e agradece apenas à presidente do partido, Heloísa Helena. Ele não trata na carta das razões de sua saída.

O que mais pesou para a saída de Randolfe foi o apoio do ministério do Meio Ambiente ao Ibama, que negou a licença para a Petrobras perfurar na foz do rio Amazonas, projeto de interesse para o desenvolvimento do estado do senador.

“A decisão do Ibama contrária às pesquisas na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas”, criticou o senador através das suas redes sociais.

Em 2022, Randolfe e Marina, os dois principais nomes do partido, afastaram-se em por conta da campanha presidencial. Marina não deu apoio, no começo do ano passado, ao projeto de Randolfe de lançar uma pré-candidatura presidencial como forma de tentar empurrar o tema ambiental na disputa pelo Palácio do Planalto.

O objetivo de Randolfe era marcar posição para o partido e, ainda no primeiro semestre, desistir do pleito e declarar apoio a Lula. Marina teve muita resistência para apoiar o atual presidente e, diante do histórico de ataques do PT contra ela, só o fez após um gesto Lula em direção a ela, perto do primeiro turno.

Birra política

Alguns aliados do senador afirmaram que ele viu na decisão de ontem de Marina sobre a foz do rio Amazonas uma forma de o retaliar politicamente. Há meses os dois vem disputando espaço na Rede e o que agravou a situação foi a vitória de Heloísa Helena na presidência do partido com o apoio de Randolfe.

Sem se falar há meses, Radolfe também não foi à posse de Marina Silna no ministério do Meio Ambiente. Com a saída do senador, o partido fica sem represetante no Senado. Já na Câmara, a Rede Sustentabilidade elegeu apenas dois deputados: a própria Marina e Túlio Gadêlha, de Pernambuco, o único a exercer o mandato.

Leia a íntegra da carta enviada por Randolfe a Heloísa Helena:

“Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:

Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.

Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.

Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.

Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.

Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.

Brasilia-DF, 18 de Maio de 2023.

RANDOLFE RODRIGUES.”

exclamção leia também