26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Melhor prevenir, né? - 08/11/2022, 15:09 - Cássio Moreira- Atualizado em 08/11/2022, 15:30

PT vai com tudo para tornar Bolsonaro inelegível

Partido de Lula (PT) prioriza ação no TSE contra o ainda presidente da República

Bolsonaro pode se tornar inelegível em 2026, caso ação do PT no TSE vingue
Bolsonaro pode se tornar inelegível em 2026, caso ação do PT no TSE vingue |  Foto: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

O ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) pode sofrer novas derrotas além do resultado das urnas. Mesmo com a vitória de Luiz Inácio Lula da Siva (PT) para um terceiro mandato, o PT já traça uma estratégia para barrar um possível retorno político do líder de extrema-direita em 2026. A informação é de Andreia Sadi, em seu blog no G1.

Para tornar Bolsonaro inelegível, a chapa vencedora apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em que acusa o presidente, seu filho Carlos e outros nomes do bolsonarismo de 'ecossistema de desinformação' para influenciar o eleitor no pleito deste ano.

No dia 18 do último mês, o ministro Benedito Gonçalves, corregedor da Corte, determinou o início da investigação e cobrou explicações dos citados na ação. Além disso, o ministro ainda determinou a suspensão do documento 'Quem Mandou Matar Jair Bolsonaro?', da produtora Brasil Paralelo.

A ação também inclui nomes do bolsonarismo, como Carla Zambelli, Ricardo Salles e Nikolas Ferreira, todos eleitos para a Câmara dos Deputados, além do senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do presidente.

exclamção leia também