27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

novo mandato? - 30/08/2023, 22:14 - Da Redação

PT nacional apoia a ideia de Lula se reeleger em 2026

Comunicado divulgado nesta quarta conta com 37 tópicos e se opõem ao bolsonarismo

Presidente Lula declarou que este seria seu último mandato
Presidente Lula declarou que este seria seu último mandato |  Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) apoia a ideia de reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, apesar da sua declaração de que este seria seu último mandato. Ao decorrer de uma reunião do Diretório Nacional na última segunda-feira (28), o PT também enviou mensagens a ministros, militares e membros do Judiciário.

Em meio ao comunicado divulgado nesta quarta (30), as eleições municipais de 2024 foram o foco principal, mas também foi abordado questões importantes para o governo, como a votação do Marco Temporal, o novo PAC, políticas de inclusão social e a oposição ao bolsonarismo. O diretório é formado por aproximadamente 100 membros.

“As eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do Governo Lula em 2026”, diz a resolução.

No documento com 37 tópicos, existem mensagens dirigidas à Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao presidente da Câmara, Arthur Lira, e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. Os líderes do partido também se opõem ao apoio a candidatos associados ao "projeto bolsonarista".

“No momento em que o Supremo Tribunal Federal deve retomar o julgamento do ‘marco temporal’, manifestamos a expectativa de que a Suprema Corte reafirme os direitos dos povos indígenas, como ocorreu em decisões anteriores. Esta expectativa de uma atuação em defesa da civilização é reforçada por recentes decisões e avanços do STF neste sentido”, diz o texto.

“São eles: a equiparação da ofensa contra pessoas LGBTQIA+ ao crime de injúria racial; a abertura de ação sobre a violência contra povos indígenas Guarani-Kaiowa pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; a manutenção, ainda que parcialmente, do princípio da insignificância e o avanço na descriminalização do porte de cannabis para uso pessoal, passo importante para a mudança na equivocada e letal política de guerra às drogas.”, acrescenta o documento.

A resolução do PT também defende a punição a militares golpistas e medidas para limitar o poder deles. “É urgente uma tomada de posição contundente em relação ao papel dos militares em nossa democracia, delimitando suas funções ao que está previsto na Constituição”, detalha o documento.

“O comprovado envolvimento de oficiais graduados, ex-comandantes, bem como policiais militares e outros membros das Forças Armadas na sustentação da tentativa de golpe em 8 de Janeiro não permite leniência.”

exclamção leia também