27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Vai colar na corda - 14/11/2022, 07:23 - Everton Santos

PSOL participará da equipe de transição do governo Jerônimo

Partido apoiou jerônimo no segundo turno das eleições

PSOL fará parte do governo Jerônimo
PSOL fará parte do governo Jerônimo |  Foto: Reprodução/A TARDE

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) decidiu em reunião realizada no domingo (13) fará parte da equipe de transição do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Com exclusividade ao Portal A TARDE, a legenda confirmou que a decisão foi aprovada por 73% da Executiva.

"A participação do PSOL na transição terá o objetivo de inserir no programa do governo eleito questões colocadas pelo partido no documento entregue ao governador Jerônimo Rodrigues", informou o PSOL na nota.

Importantes quadros psolistas se pronunciaram sobre a decisão e reforçaram que a ideia de fazer parte da equipe de transição é defender o programa do partido, sem necessariamente fazer parte do novo governo. "Queremos influenciar o conteúdo do programa de governo", disse o deputado estadual Hilton Coelho. "Não abrimos mão de democratizar a educação, melhorar o salário do policial civil, reverter a privatização da Embasa, além de promover debates sobre proteção ambiental e segurança pública. Que esses temas sejam considerados pela comissão de transição a partir do olhar dos movimentos sociais", conclui o parlamentar.

A presidente estadual do PSOL Bahia, Elze Fachinnet, por sua vez, lembrou que o resultado da última eleição a governador marcou a derrota de um grupo político do qual a legenda sempre se opôs. "É importante o PSOL participar da equipe de transição para que juntos a gente consiga superar o carlismo e para avançarmos nas políticas públicas de inclusão social ", disse Elze.

Interesse do PT pela participação do PSOL

O PSOL é visto como potencial aliado da nova gestão na Bahia, disse o candidato a governador pela legenda, Kleber Rosa, na última sexta-feira, 11. “Há demonstrações públicas de interesse. Não diretamente de Jerônimo [Rodrigues], mas de pessoas próximas a ele”, afirmou, na ocasião.

No mesmo dia, Hilton mostrou mais resistência a uma eventual composição no novo governo estadual. “A campanha de Jerônimo não mostrou autocrítica", afirmou o deputado estadual, sobre os pontos em que reivindicou como fundamentais.

exclamção leia também