A Câmara dos Deputados deve votar, nesta quarta-feira (12), o projeto que prevê punição como suspensão de parlamentares brigões. A sessão está marcada para às 16h.
De acordo com informações da CNN, a proposta assinada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), permite que a Mesa da Casa possa suspender os mandatos dos parlamentares que quebrarem o código de ética. Neste caso, o deputado ficaria sem receber salário, e verba de gabinete, é o que diz Lira.
Apesar do apoio de 302 deputados, outros 142 foram contra e fizeram críticas ao projeto. De acordo com eles, a Mesa ficaria com muito poder nas mãos. Atualmente, a diretoria não tem poder para suspender os mandatos de quem ultrapassa os limites.
Leia também: UFC na Câmara? Nikolas Ferreira e André Janones armam fuzuê; assista
O texto foi colocado em pauta depois de vários episódios de confusão entre os parlamentares. O objetivo do projeto é acelerar as punições, e não precisar esperar todo o processo tradicional no Conselho de Ética, que pode levar meses.
Por conta da urgência, os deputados poderão analisar o texto diretamente no plenário, sem que a matéria passe por comissões temáticas.
Além de Lira, assinam o projeto os demais membros da Mesa Diretora da Câmara: Marcos Pereira (Republicanos-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Luciano Bivar (União-PE), Maria do Rosário (PT-RS), Júlio César (PSD-PI) e Lúcio Mosquini (MDB-RO).