Preso na manhã desta quinta-feira (24) no âmbito da Operação Nexum, o empresário Maciel Carvalho costumava dizer aos chegados que “dinheiro não era problema”. Ao menos é o diz o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles. O ex-instrutor de tiro de Jair Renan é apontado como mentor de um esquema de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio no qual o filho 04 de Bolsonaro é investigado.
Maciel Carvalho é praticamente ‘o homem das mil faces’. Além de ter sido instrutor de tiro da mãe de Jair Renan, Ana Cristina Siqueira Valle – campo de atuação que lhe rendeu prisão por fraude em compra de armas e porte ilegal, ainda se apresentava como advogado, coach, blogueiro e até mesmo ex-pastor da Igreja Assembleia de Deus.
Para dar musculatura ao histórico criminal, pesam contra ele acusações de falsificação de documentos, estelionato, organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, uso de documento falso e disparo de arma de fogo.
Duas operações só em 2023
Neste ano, ele já foi alvo de duas operações da Polícia Civil do Distrito Federal: a primeira, a “Succedere”, da Dot/Decor, apurou a ocorrência de crimes tributários praticados por uma organização criminosa especializada em emissão ilícita de notas fiscais.
Outra operação, a “Falso Coach”, da Coordenação de Repressão ao Crime Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf), apurou o uso de documentos falsos para o registro e comércio de armas de fogo e a promoção de cursos e treinamentos de tiro por meio de uma empresa em nome de um laranja, tendo nesta ação policial sido preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.