O presidente do PT baiano, Éden Valadares, afirmou, nesta quarta-feira (30), que as discussões sobre as eleições municipais de 2024 já devem ser iniciadas nos primeiros dias de 2023. A declaração foi feita em entrevista a um podcast.
Éden explicou que o processo eleitoral em uma cidade como Salvador, por exemplo, não pode ser iniciado apenas em 2024. Atualmente, o PT forma a Federação Brasil da Esperança com PV e PCdoB, e os partidos terão que lançar ou apoiar apenas um candidato no próximo pleito.
“Qual o nosso pacto? Falei na reunião do nosso conselho político, da nossa Federação, a todo mundo, e fizemos um pacto: Nós não vamos esperar o calendário eleitoral para começar a discutir e, vou chamar assim, “organizar o nosso ‘baba’”. No mínimo, colocar as traves no lugar", começou o petista.
“Não se disputa a prefeitura de Salvador na convenção de 2024, é um processo que deve se iniciar no dia dois de janeiro”, explicou.
Éden ainda destacou a importância da vitória do grupo político governista e disse que não pode sair de um resultado positivo procurando motivos para uma derrota.
“A eleição é vitoriosa, nós temos que celebrar a militância. A militância do PT, dos nossos partidos, merece celebrar a vitória. Tenho dito isso nos nossos fóruns: não podemos sair de uma vitória desse tamanho achando motivo para perder”, pontuou.