30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Pegou ar - 12/07/2023, 07:17 - Da Redação

Presidente da CPMI dos Atos Golpistas denunciará Mauro Cid ao STF

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro se calou até diante de perguntas sem potencial incriminatório

Mauro Cid se calou até quando questionado sobre a idade dele
Mauro Cid se calou até quando questionado sobre a idade dele |  Foto: Lula Marques / Agência Brasil

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas de 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), garantiu nesta terça-feira (11), que apresentará ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o tenente-coronel Mauro Cid. O motivo, segundo o parlamentar, é que o militar e ex-ajudante de ordens do então presidente da República Jair Bolsonaro (PL), não respondeu qualquer pergunta que lhe foi feita durante sua participação na CPMI.

Segundo apuração da Agência Brasil, a conduta de Cid foi classificada por Maia como "desrespeitosa com o Supremo Tribunal Federal" após a deputada Jandira Feghalli (PcdoB-RJ) ter perguntado ao militar qual era a sua idade e ele, afirmando estar seguido a orientação de sua equipe técnica, dizer que permaneceria em silêncio. Em seguida, Jandira afirmou que a pergunta foi propositalmente simples para mostrar a indisposição do tenente-coronel em responder qualquer questão que lhe fosse apresentada.

O presidente da CPMI, então, concordou com a deputada. "Inclusive, chamei o patrono do tenente-coronel Mauro Cid para dizer a ele que ele estava fazendo com que seu cliente descumprisse uma ordem do Supremo Tribunal Federal. E isso, infelizmente, acarretará a necessidade de nós, que não precisávamos fazer isso, fazer uma denúncia, mais uma, contra o senhor Mauro Cid ao Supremo Tribunal Federal".

Cid tinha uma autorização da ministra do STF, Cármen Lúcia, de permanecer em silêncio diante de perguntas que pudessem incriminá-lo. Mas as outras, que não tivessem a capacidade de produzir provas contra ele, ele deveria responder.

"Eu ia lhe perguntar quantos filhos ele tem e ele também não responderia. Mas bastou a primeira para mostrar que o descumprimento é claro", acrescentou Jandira, ao reforçar o pedido de denúncia contra Cid e seus advogados.

exclamção leia também