A Polícia Federal (PF) vai instaurar um inquérito para apurar as denúncias de assédio sexual contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. As acusações foram divulgadas pela ONG Me Too Brasil, na quinta-feira (5), que atua no combate ao assédio sexual.
Leia mais:
Janja publica foto Anielle Franco após acusações contra ministro
Governo Lula se pronuncia sobre denúncia contra Silvio Almeida
O diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, confirmou ao programa Em Ponto, da GloboNews, que a investigação será aberta por iniciativa própria, mesmo sem uma representação oficial. "Ainda não recebemos representação, mas vamos iniciar a investigação", declarou Rodrigues. Ele também mencionou que o inquérito deve ser instaurado ainda nesta sexta-feira, com as oitivas previstas para a próxima semana. "Provavelmente as pessoas serão ouvidas semana que vem, mas o presidente do inquérito que dirá", completou.
Segundo a colunista Andréia Sadi, do g1, o ministro Silvio Almeida será ouvido como o suposto autor das acusações, enquanto a ativista Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, será ouvida na condição de vítima. Almeida negou as acusações, afirmando que elas têm o objetivo de prejudicar as causas que ele defende no ministério.