Há muito tempo a popularidade de Jair Bolsonaro já não é mais a mesma. Desde que ganhou as eleições, em 2018, que é só ladeira abaixo. Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que para 51% dos eleitores brasileiros entrevistados o ex-presida deve ser condenado por sua campanha contra as urnas eletrônicas e se tornar inelegível por oito anos. Já 45% acreditam que o ex-presidente deva ficar livre para concorrer.
A pesquisa indica que a perda dos direitos políticos é a punição que deve ser aplicada ao ex-presidente, que fez de tudo para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro mesmo antes de tomar posse, em 2019.
A defesa da punição é maior entre mulheres e os mais pobres. Os homens pró e contra a condenação empatam, já os mais ricos defendem liberar Bolsonaro.
O Datafolha entrevistou, presencialmente, 2.028 pessoas de 16 anos ou mais em 126 municípios de todas as regiões no período de 29 a 30 de março. 4% não souberam avaliar a questão estimulada pelo Datafolha. A margem de erro da pesquisa é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos. Os dados foram divulgados pelo jornal “Folha de S.Paulo”.