27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Recorde - 09/04/2023, 08:38 - Da Redação

Pesquisa aponta 38% favoráveis a privatização no Brasil

Venda de ativos estatais é maior entre os mais jovens e mais escolarizados

Privatização dos Correios foi promessa de campanha do ex-presidente Bolsonaro
Privatização dos Correios foi promessa de campanha do ex-presidente Bolsonaro |  Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O assunto das privatizações de estatais está em alta novamente no Brasil. Para dar ainda mais pano para manga uma nova pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (8) pela Folha de S. Paulo, aponta que 38% dos brasileiros são a favor da privatização de empresas e serviços públicos do país.

O número mostra um salto, em comparação aos últimos seis meses, no apoio da população à venda de ativos estatais. A aprovação é maior nos setores em que já houve privatizações ou concessões anteriormente, como aeroportos, energia elétrica, rodovias e saneamento.

Apesar de a taxa de aprovação ser a maior da série histórica, desde 2017, os que se dizem contrários ao tema ainda somam 45%. Há seis anos, somente 20% se diziam favoráveis. Além disso, atualmente, mesmo com a avaliação de que a qualidade do atendimento e dos produtos da iniciativa privada são melhores, as pessoas também os acham mais caros. Na média, a defesa é maior por parte dos homens (46%), frente a mulheres (30%).

O estudo avalia que o aumento do apoio à transferência de empresas e serviços ao setor privado pode ter relação com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas. O petista, assim como seu partido, são contrários a iniciativas de privatização.

Em setembro do ano passado, um mês antes das eleições presidenciais no país, só 26% se diziam a favor das privatizações, enquanto 66% eram contra. Com o eleitorado dividido, simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou de partidos de direita no geral podem ter reforçado suas convicções ao responder a pesquisa.

exclamção leia também