
O presidente Lula (PT) está sendo alvo de mais um pedido de impeachment por parte dos deputados de oposição. Nesta nova tentativa, os deputados conseguiram inclusive alcançar o maior número de assinaturas na atual legislatura. Até o atual momento, 91 parlamentares já realizaram a assinatura no pedido de afastamento que deve ser oficializado ainda nesta segunda-feira (19), pela deputada Carla Zambelli (PL) .
A justificativa da vez é que o presidente colocou o Brasil em risco de uma guerra contra Israel após uma fala que comparava os ataques de Israel contra a Palestina com o Holocausto, os políticos Israelenses chegaram a nomear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Persona non grata. O termo normalmente é utilizado como um instrumento jurídico nas relações internacionais para considerar um representante oficial estrangeiro como alguém que não é mais bem-vindo a determinado país.
Em junho de 2023, a oposição do atual governo já tinha realizado um outro pedido de impeachment. Naquela ocasião, deputados pediram o afastamento após o presidente convidar Nicolás Maduro para participar de um evento no Brasil e dizer que a Venezuela é alvo de “narrativas” construídas por opositores.
