Ministros do governo Lula (PT) e auxiliares presidenciais afirmaram que o subprocurador Paulo Gonet é o favorito para ser o indicado pelo presidente ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o Palácio do Planalto tem a expectativa de que Lula anuncie Gonet como novo chefe da PGR até a próxima segunda-feira (20). Após formalizada a indicação, o indicado passará por sabatina e votação no Senado.
Os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes já defenderam a escolha do subprocurador para a PGR. Gonet também tem boa interlocução com alguns bolsonaristas.
O subprocurador e mais quatro “candidatos” foram recebidos por Lula no Planalto no dia 14 de setembro. Além dele, Antônio Carlos Bigonha, Augusto Aras, Aurélio Rios e Luiz Augusto dos Santos Lima estiveram com o presidente.
Além do apoio de ministros do Supremo, pesou a favor de Gonet a avaliação de que ele teria mais “independência” e “pulso firme” para atuar contra possíveis excessos do Ministério Público Federal.