25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Pivô de atos antidemocráticos - 14/12/2022, 07:52 - Everton Santos

Pastor indígena preso pela PF já foi condenado por tráfico de drogas

Índio teria liderado ataques de vandalismo em Brasília

José Acácio foi preso pela Polícia Federal
José Acácio foi preso pela Polícia Federal |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

O indígena pastor José Acácio Serere Xavante, de 42 anos, um dos nomes ligados aos atos de vandalismo ocorridos em Brasília e preso nesta terça-feira por participar de manifestações antidemocráticas, já foi condenado por tráfico de drogas em 2008 em decisão de primeira do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT).

É o que consta uma decisão da quinta turma do Supremo Tribunal de Justiça que em 2009 votou um pedido de habeas corpus feito pela defesa do Cacique Serere. O réu queria recorrer em liberdade da condenação. Pedidos anteriores de habeas corpus foram negados pela Segunda Câmara Criminal do TJMT.

José Acácio foi condenado a quatro anos e oito meses de reclusão no regime fechado. O pedido de habeas corpus foi parcialmente atendido pelo STJ, que tomou como base o Estatuto do Índio.

De acordo com essa lei, as condenações de indígenas deverão ser atenuadas e, se possível, as penas cumpridas em regime de semiliberdade. A decisão então foi para que Serere fosse transferido para a unidade da Fundação Nacional do Índio mais próxima da sua aldeia, enquanto seus recursos não fossem julgados.

exclamção leia também