31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Pesquisa DataFolha - 12/01/2023, 09:17 - Da Redação

Para 55% da população, ex-presidente estimulou as invasões em Brasília

Maioria dos brasileiros responsabiliza Bolsonaro por ataques golpistas

Brasileiros culpam ex-presidente por ataque
Brasileiros culpam ex-presidente por ataque |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), protagonista em conflitos entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é considerado pela maioria da população brasileira o responsável pelos ataques golpistas registrados em Brasília desde dezembro do ano passado.

De acordo com uma pesquisa Datafolha, 55% da população responsabiliza o ex-mandatário pelos atos antidemocráticos. Desse total, há os que acham que Bolsonaro teve muita responsabilidade (38%) e os que pensam que ele teve um pouco de culpa (17%).

O levantamento apontou ainda que 45% das pessoas entrevistadas concordam com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando afirma que Bolsonaro estimulou os atos violentos ocorridos na capital federal. Para 39% dos brasileiros, o ex-mandatário, atualmente nos Estados Unidos, não teve nenhuma ligação com os atentados. 6% não soube opinar.

Em seu primeiro pronunciamento após os atos terroristas às instituições federais, o atual chefe do Executivo disse que Bolsonaro sempre incentivou a invasão às sedes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, e que só não teria feito o mesmo com o Palácio do Planalto porque, na época, ainda estava lá.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre terça (10) e quarta-feira (11), e ouviu 1.214 pessoas espalhadas por todo o Brasil. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações feitas para aparelhos celulares, meio de comunicação utilizado por cerca de 90% da população. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

exclamção leia também