29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Reconstrução - 29/12/2022, 07:00 - Cássio Moreira

"País foi arrasado", dispara Alice Portugal sobre governo Bolsonaro

Deputada federal fala sobre prioridades do novo governo Lula

Deputada solta o verbo sobre o governo Bolsonaro
Deputada solta o verbo sobre o governo Bolsonaro |  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Presente na coletiva do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) para o anúncio dos novos secretários estaduais da sua gestão, na quarta-feira (28), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) falou sobre as prioridades do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 1° de janeiro.

Em entrevista ao Portal Massa!, a parlamentar detonou o governo do ainda presidente Jair Bolsonaro (PL), que não conseguiu ser reeleito, e disse que a atual gestão destruiu as políticas públicas nas áreas essenciais, como saúde, esporte e educação.

"Primeiro é abrir as gavetas, porque na transição, que eu pude participar na área de educação, nós vimos a dimensão da desconstrução nacional. O país foi arrasado, as políticas públicas mais basilares foram aniquiladas, na saúde, educação, esporte", começou Alice.

A deputada, que fez parte da equipe de Educação no governo de transição, ainda lembrou das acusações de corrupção dentro do Ministério da Educação (MEC). Em junho deste ano, o ex-ministro Milton Ribeiro chegou a ser preso.

"O MEC se transformou em um balcão de negócios, trocas foram feitas, escambos foram realizados, trocando barra de ouro por soluções estruturantes, trocou-se pneus de caminhonete. Nós temos que começar do zero, reestruturar as políticas públicas. Então, o significado da reconstrução nacional vai da pequena política pública dentro de um ministério até a própria natureza essencial do estado brasileiro, com seu conjunto de estatais, bancos públicos, de repactuação das regras trabalhistas [...] é uma reconstrução que se dará com base na química da frente ampla. Então, isso é um trabalho da arte da política", completou a parlamentar.

exclamção leia também