28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Educação - 10/06/2024, 10:05 - Wiliam Falcão e João Grassi - Atualizado em 10/06/2024, 11:17

Olívia Santana pede valorização das escolas públicas: "Fundamental"

Presente no lançamento da Campanha de Valorização das Escolas, a deputada emendou um discurso forte

Olívia Santana discursa durante a Campanha de Valorização das Escolas
Olívia Santana discursa durante a Campanha de Valorização das Escolas |  Foto: Wiliam Falcão/Jornal MASSA!

Presente no lançamento da Campanha de Valorização das Escolas, do Governo da Bahia, Olívia Santana (PCdoB) emendou um discurso forte sobre a valorização dos colégios públicos nesta segunda-feira (10). Formada em uma instituição pública, a deputada estadual pediu cuidado com a comunidade escolar.

Olívia ainda citou a importância dos estudos para transformar a vida de jovens, tirando-os da possibilidade de entrar no crime. Ela citou como o "destino" pode parecer duro, mas que os estudantes devem lutar por um futuro melhor a como as escolas são fundamentais nesse processo.

"É de todas as escolas, da escola pública, da escola privada, do papel da escola na nossa vida. Mas, sobretudo, a escola pública é fundamental. A gente tem esse momento de celebrar o que é de bom no nosso processo educacional, na nossa instituição escolar. Essa escola é belíssima, é uma escola muito bonita. E a gente tem que aprender a cuidar da escola e cuidar uma da outra, um do outro, enfim, toda a comunidade escolar. Saudar a professora Lúcia, que é a diretora desta escola, e a professora Celeste que é do NDE aqui de Salvador. Eu quero dizer que eu sou fruto da escola pública, eu ouvi as poesias, ouvi a música maravilhosa que os estudantes aqui apresentaram e eu queria falar uma coisa pra vocês", iniciou.

"Eu me toquei em especial com tudo que foi dito, mas eu também queria falar uma coisa pra vocês sobre essa questão do destino. Às vezes a gente acha que a vida da gente, a miséria, a pobreza, a falta, a forma como a gente é maltratado, que aquilo é o que Deus quer, aquilo é o destino da gente. E eu quero dizer que não é bem assim, que a gente tem que lutar também pra construir outro lugar. E quando a gente se une umas com as outras, uns com os outros, a luta fica mais forte e as vitórias também", completou a deputada.

Ainda de acordo com a parlamentar, a desigualdade social é "perversa" e serve para "dividir" a população. Ela, no entanto, incentiva os estudantes a escolherem "o lado" dela e buscarem oportunidades através da educação.

"A desigualdade de classe social e o capitalismo são perversos. Divide a gente entre ricos, que são poucos, e um mar de pobres, de pessoas que inclusive vivem na miséria. Não acredite, não acreditem que vocês são menos. Lutem sempre para ser mais. Viva a escola pública que me formou e que vai formar vocês. Lutem por expectativa, por esperança e por oportunidade na vida, no mercado de trabalho, entre educação e o descaminho da marginalidade, da criminalidade. Escolham sempre o lado de cá, o lado da educação, da cultura, do esporte, do lazer e da plena esperança, uma vida melhor", finalizou Olívia Santana.

exclamção leia também