26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Na expectativa - 13/05/2023, 17:06 - Eduardo Tito e João Guerra - Atualizado em 13/05/2023, 18:11

Obra de ponte inicia após acordo de Brasil e China, diz Jero

Governador aponta que início das obras depende de entendimento diplomático com os chineses

Jero falou sobre ponte Salvador-Itaparica
Jero falou sobre ponte Salvador-Itaparica |  Foto: Mateus Pereira I GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou neste sábado, 13, sobre a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quinta-feira, 11, prometendo “destravar” a obra da ponte Salvador-Itaparica e a vinda da BYD para assumir o Polo Automobilístico de Camaçari deixado pela Ford.

“[A ponte] está em negociação entre Brasil e China e estamos aguardando apenas a diplomática para darmos o start no diálogo com a ponte. Em relação a empresa BYD, tanto na questão do VLT, quando da empresa em Camaçari, isso está mais andado. Aí cabe mais entre a BYD e a Ford e eu espero que nesse mês de junho a gente possa, com fé em Deus, resolver isso. Você viu o depoimento dele? [Lula]. Aquilo foi verdade. Eu corri lá [na China], 17 dias, dia e noite, limitado pelo fuso horário, mas surtiu efeito e nós estamos desdobrando em um conjunto de agendas aqui de tecnologia, de energia solar, de energia eólica e tenho certeza que isso vai gerar bons investimentos”, destaca o governador.

Reajuste dos servidores

Sobre o protesto de partes dos servidores, descontentes com o reajuste salarial proposto pelo Executivo estadual para o funcionalismo público e que deve ser votado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na próxima terça-feira, 16, Jerônimo garantiu que a proposta foi fruto de diálogo com os servidores.

“Conversamos com todas as categorias, inclusive com a APLB, que estava mais incisiva, tem o piso salarial [dos professores] que estava lá na Assembleia, vamos respeitar. Estamos aguardando as decisões. Na sex-feira, Lula já assinou o piso da enfermagem, a gente vai tratar disso. Dialoguei bem tanto com as bancadas, com o conselho político, eu tenho uma boa expectativa e a Assembleia é autônoma para debater. O que está sendo feito aí, nenhum governador, por mais que Rui e Wagner tenham feito, nenhum foi desse tamanho”, argumenta o chefe do Executivo baiano.

exclamção leia também