O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está em Assunção, capital paraguaia, onde participa, na manhã desta terça-feira (15), da posse do mandatário eleito, Santiago Peña. A cerimônia será realizada no Palácio de Los Lópes, sede do Governo do Paraguai. Este será o terceiro encontro entre os dois desde a eleição do futuro mandatário paraguaio, o que atesta a densidade das relações bilaterais.
O Paraguai é lar da maior comunidade brasileira na América Latina, abrigando mais de 245 mil brasileiros. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e o maior investidor estrangeiro direto no país vizinho (US$ 904 milhões). Em 2022, foi registrado o valor recorde no intercâmbio bilateral, que superou US$ 7,1 bilhões.
Em sua participação no programa Conversa com o Presidente de segunda-feira (14), Lula reforçou o esforçou do Governo Federal em se aproximar dos países vizinhos e elogiou as relações bilaterais com o Paraguai. “O Brasil precisa crescer, mas não pode crescer sozinho. Queremos que o Paraguai seja um parceiro diferenciado na relação com nosso País”, afirmou.
Até o retorno de Lula, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, assume temporariamente a Presidência da República.