O governador Jerônimo Rodrigues (PT) descartou, na tarde desta quinta-feira (11), qualquer problema com uma possível vitória do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) para a presidência da Câmara dos Deputados.
Segundo Jerônimo, tanto Elmar como Antônio Brito (PSD), também postulante ao posto, pode ajudar o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na construção de uma unidade nacional, citando como exemplo o papel da Câmara no diálogo com o petista, antes da posse, na PEC da Transição.
“O que está posto para mim neste momento sempre foi a agenda nacional. É fundamental que o Congresso tenha o compromisso com o Brasil”, iniciou o governador, durante o anúncio de benefícios para servidores estaduais na compra de carros BYD.
“O presidente Lula começou a atuar antes de sentar na cadeira e teve muita ajuda do Congresso. São dois baianos, então eu não vejo dificuldade nisso. Tanto Antônio Brito, uma pessoa querida, me carregou na campanha, como o Elmar, um baiano. Acho que a Bahia fica no bom destaque. Espero que o Congresso tenha inteligência e sabedoria para fazer a boa escolha e que a gente possa, em um alinhamento com o Brasil, com o presidente Lula, construir essa agenda de unidade”, pontuou Jerônimo.
Elmar é membro do grupo de oposição ao governo Jerônimo na Bahia. O parlamentar, entretanto, tem bom trânsito com o Planalto, chegando a ser cotado como ministro por mais de uma vez.
Caso Elmar ou Brito seja eleito, será a primeira vez, nos últimos 30 anos, que a Bahia voltará a presidir a Câmara dos Deputados.