O líder da bancada de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Alan Sanches (União Brasil), falou nesta terça-feira (18) sobre o pagamento das emendas parlamentares impositivas, e sobre o projeto que prevê o reajuste do recurso para quase R$ 7 milhões. Sanches frisou que as emendas são necessárias para os municípios, e que o tema não é de interesse único dos deputados estaduais.
Alan afirmou ter conversado com o presidente da Alba, Adolfo Menezes, e com os secretários estaduais Luiz Caetano e Adolfo Loiola. O parlamentar ainda afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já deixou claro que quer resolver a situação o mais rápido possível.
“Estavam presentes também os secretários Luiz Caetano e Adolpho Loiola, e falamos sobre isso […] O governador já tinha sinalizado que queria fazer essa tratativa. Não é um pedido do deputado, vai beneficiar os 417 municípios da Bahia. Então, ele se mostrou sensível, com vontade de executar. Acho que a partir do momento em que foi apresentada uma nova própria de emenda à constituição […] Vamos continuar sendo uma das Assembleias que menos tem o valor das emendas impositivas”, explicou Alan, que ainda disse que precisa dar uma resposta aos apelos dos prefeitos para que os municípios sejam beneficiados com a destinação das emendas.
“A gente precisa dar uma resposta (aos municípios). Como a gente faz isso? Através de uma coisa legal, que já é lei, das emendas impositivas. Precisa pôr em prática”, pontuou o deputado.
O projeto que prevê o reajuste das emendas deve ser votado na próxima semana.