A ex-senadora Simone Tebet (MDB) tomou posse como ministra do Planejamento e Orçamento do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira (5).
A solenidade de investidura da ex-parlamentar teve início por volta das 10h no Palácio Planalto. Tebet, que é advogada e professora, ocupará uma dos três pastas cedidas a seu partido e uma dos ministérios mais importantes do Executivo nacional.
Ex-candidata à presidência nas últimas eleições, Simone Tebet revelou a surpresa por ter sido convidada para assumir o Ministério do Planejamento, visto a divergência de pensamentos com o PT em assuntos relativos à Economia.
A nova ministra afirmou que o papel da pasta é cuidar da responsabilidade fiscal, dos gastos públicos e, principalmente, da população. Ela aproveitou a ocasião para ressaltar que o povo brasileiro será colocada no Orçamento Público do país como uma prioridade.
Os pobres estarão, prioritariamente, no Orçamento Público.
Simone Tebet, ministra
Buscando sua ascensão política, Simone Tebet assume uma pasta com alta relevância na Esplanada dos Ministérios. Responsável por traçar os custos e gastos do novo governo, além de analisar e viabilizar projetos e controle de orçamentos, ela deverá trabalhar por uma reforma tributária com menos impostos sobre o consumo e controle da inflação.