30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

vixe - 29/08/2023, 19:50 - Clara Oliveira

Músico feirense desiste de receber Medalha Zumbi dos Palmares

Decisão tomada ocorreu após atos racistas e de intolerância religiosa durante sessão legislativa

Pedido foi realizado pelo próprio artista
Pedido foi realizado pelo próprio artista |  Foto: Divulgação

Devido a atos racistas e de intolerância religiosa, o músico feirense Gilson Souza Santana, conhecido como Gilsam, desistiu de receber a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara Municipal de Feira de Santana. Os atos ocorreram na sessão legislativa em que o projeto de lei para concessão de honraria, proposto pelo vereador Silvio Dias (PT), seria votado na última quinta-feira (24).

O pedido realizado pelo próprio artista para retirada da proposta, feito por meio de uma carta aberta, foi lido por Silvio Dias na tribuna da Casa, na manhã desta terça-feira (29).

"Subo a esta tribuna para ler a carta enviada pelo próprio Gilsam, com quem falei diversas vezes nos últimos dias tentando demovê-lo desta decisão, mas ele está muito emocionado, ele assistia à sessão no dia em que o projeto iria à votação e viu o que ocorreu no dia. Para relembrar, havia apenas 14 vereadores no Plenário e com a declaração de abstenção do vereador [Edvaldo Lima], o projeto seria rejeitado", começou ele.

Silvio deu voz para a carta aberta de Gilsam. "[...]Espero que o vereador Silvio Dias compreenda minha postura e aceite minha decisão, pois não posso aceitar um ato de honraria de uma Câmara composta por membros que intencionalmente se retiram da sessão para não ter que se posicionar publicamente acerca da votação, assim como uma Câmara que se mantém silenciosa acerca das violências raciais, homofóbicas e misóginas por parte de alguns de seus membros, como já é de conhecimento de todos e todas nessa Casa da Cidadania", diz um trecho da carta.

Em outro momento da declaração, o vereador evidenciou a sua relação com o músico. "Conheço Gilsam desde a infância, a minha mãe era diretora da escola onde a mãe de Gilsam trabalhava como merendeira, e era muito querida por todos. Gilsam tem uma história de resistência, logo cedo, alguns irmãos dele sofreram um acidente, caíram em uma cisterna, faleceram alguns, apenas um sobreviveu. Apesar de todas essas adversidades, Gilsam concluiu uma graduação em uma universidade pública, fez mestrado e hoje é doutorando".

Silvo finaliza mostrando seu descontentamento com a situação. "Diante disso tudo, fico realmente muito triste em não poder homenageá-lo com a Medalha Zumbi dos Palmares, honraria que existe nesta Casa para homenagear as pessoas afrodescendentes que se destacam em nossa sociedade pela luta contra a discriminação racial".

exclamção leia também