A atual e primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Daniela Borges, perdeu pela terceira vez a vaga de ministra substituta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (22), após decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A escolhida para assumir a vaga foi a advogada Vera Lúcia Santana Araújo.
Em maio deste ano, Daniela foi indicada para a vaga de ministra titular do TSE, quando tinham duas cadeiras em aberto, e teve sua primeira derrota, após o presidente Lula optar por André Ramos Tavares, na época ministro substituto do TSE, e Floriano de Azevedo Marques.
A segunda derrota veio junho deste ano, após Daniela perder a vaga de ministra substituta para Edilene Lôbo, primeira mulher negra a assumir o cargo.
Advogada há mais de 20 anos, Daniela assumiu o cargo de presidente da OAB-BA em 2021, e tem o mandato vigente até 2024. A insistência da presidente em ingressar no TSE tem causado insatisfação à alguns advogados da Ordem, muitos consideram como uma "traição".