Após reunião de portas fechadas com parte dos vereadores na tarde desta quarta-feira (5), o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), equalizou o tabuleiro político para formação das comissões permanentes da Casa e publicou o nome dos novos membros de cada colegiado.
A novidade consta na edição extra do Diário Oficial do Legislativo (DOL) de hoje, e chama atenção o nome do vereador Sidninho (PP), como indicado ao posto de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa.
Leia mais:
Apagão suspende sessão na Câmara Municipal de Salvador nesta quarta
Vereador de Salvador propõe Projeto de Lei contra a Cristofobia
Minutos antes do fechamento de questão, era dada como certa a indicação do vereador Duda Sanches (União Brasil) ao posto, pelo critério da proporcionalidade partidária. Assim como nos outros anos, o União por ser o maior partido da casa, assumiria o colegiado.
A indicação de Duda, por sua vez, também gerou uma chateação ao vereador Paulo Magalhães Jr. (União) que esperava ser mantido no posto que ocupou durante os últimos quatro anos de mandato.
Além de preterir a indicação de Duda, Muniz também vetou a indicação do nome do vereador Marcelo Guimarães Neto, filho do ex-presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, como membro titular do colegiado.
O nome de Sidninho à frente da comissão surge em meio ao imbróglio entre o PSDB e o prefeito Bruno Reis (União Brasil) devido à falta de acordo para que a sigla assuma o comando da Secretaria da Educação (SMED), com a indicação de Rodrigo Alves.
A negociação para troca de titularidade da pasta ocorreu durante as conversas para o período eleitoral entre Bruno e Muniz. Na última reunião entre os políticos, com a presença virtual do presidente do partido Adolfo Viana, as discussões não saíram do zero a zero.
CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é responsável por analisar e deliberar os projetos de lei do Executivo para votação em plenário.
A votação para presidente e vice-presidente de cada comissão será realizada na tarde da próxima quinta-feira (6), às 14h.
Veja como ficou composição
Membros
Sidninho (PP);
Aladilce (PCdoB);
Maurício Trindade (PP);
Rodrigo Amaral (PSDB);
Júlio Santos (Republicanos);
Duda Sanches (União Brasil).
Suplentes
1º Marta Rodrigues (PT);
2º Kiki Bispo (União Brasil).