29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Pode dá ruim! - 03/04/2024, 17:35 - Vinicius Portugal

MP pede cassação da chapa eleitoral de Cláudio Castro

Governador do Rio de Janeiro teria cometido abuso de poder político

Governador pode ter seu mandato cassado
Governador pode ter seu mandato cassado |  Foto: Rogério Santana/ GERJ

O Ministério Público Eleitoral emitiu um parecer favorável à inelegibilidade e cassação da chapa eleita do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A ação foi movida pelo então candidato a governador Marcelo Freixo (Psol), alegando que a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro fizeram diversas contratações sem transparência em ano eleitoral, incluindo cabos eleitorais de Castro e aliados.

O MP inclusive constatou que foram feitos saques de mais de 200 milhões de reais em espécie na Ceperj. Sendo assim, o presidente da fundação, Gabriel Rodrigues Lopes, também foi indiciado como réu no caso e pode se tornar inelegível também. O MP eleitoral considerou que existem provas concretas de que houve sim um abuso de poder político por parte da chapa do atual governador.

A ação vem ganhando força nos últimos meses e é esperado que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) conclua o julgamento nas próximas semanas. Este não é o primeiro caso de pedido de cassação de Cláudio Castro. Em dezembro de 2022, o Ministério Público já havia entrado com uma ação por conta de abuso de poder político contra o governador e mais 11 aliados.

exclamção leia também