O Movimento Jovens Por Salvador foi lançado nesta segunda-feira (22) com o objetivo de participar das discussões para as eleições de 2024, propondo e cobrando políticas públicas em benefício da juventude da capital baiana. Até dezembro, o coletivo, que reúne lideranças de diferentes filiações, passará por bairros da cidade colhendo testemunhos e demandas dos jovens, além de realizar ações sociais em instituições de caridade e promover fóruns para discutir o futuro da população soteropolitana.
O coletivo foi idealizado por Lucas Moreno, presidente nacional da União Jovem do Brasil (UJB). O evento de lançamento contou com a presença de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e atual presidente da Fundação Índigo, entidade de formação política do União Brasil. Além dele, estiveram presentes o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e a vice-prefeita da capital baiana, Ana Paula Matos, além de deputados estaduais, vereadores e outras lideranças políticas.
“Nossa atuação será pautada pelo contato, o mais próximo possível, das pessoas reais. Devemos sair da nossa zona de conforto, do ar-condicionado dos gabinetes e tomar os bairros de Salvador, onde a vida real acontece. Devemos sempre nos orientar pela compreensão clara de que a realidade da maioria absoluta dos jovens da cidade está lá na ponta, e é para eles que esse movimento surge”, disse Lucas Moreno.
O Jovens Por Salvador vai oferecer oficinas de qualificação profissional, com temas como empreendedorismo, educação financeira e cívica, marketing digital e o bom uso das redes sociais. “O que se faz absolutamente necessário para esses jovens que buscam se inserir em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Dessa forma, nossas ações serão ainda mais direcionadas para aqueles que precisam ter as suas vozes amplificadas, com a consciência de que podemos ser um meio de transformação na vida de tantos meninos e meninas da nossa cidade”, completou Lucas.
ACM Neto representou a Fundação Índigo, focada em criar novas lideranças políticas, e disse que "o debate que Lucas coordena a partir de agora o papel de furar a bolha. De não falar apenas com aqueles que militam no partido A ou B. De sair dos gabinetes, dos auditórios e chegar aos guetos e becos dessa cidade de 170 bairros e de tantas cidades dentro dela".
"Se reúnem, na nossa capital, tantas realidades diferentes que nosso olhar para a juventude tem que reparar nisso. Nos desafios enfrentados pelos jovens e é claro que políticas públicas precisam ser implementadas para que os desafios sejam superados. E tá aqui, esse é o papel do debate que Lucas vai fazer a partir de agora. Que seja intenso, que seja de muita energia e que tenha o seu brilho no olhar", completou Neto.
Logo no lançamento, o Jovens Por Salvador cobrou a retomada integral da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que sofreu grande evasão escolar desde a pandemia, e a criação de um órgão municipal específico para atender às demandas da juventude.
Também estiveram presentes a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da capital baiana, Fernanda Lordêlo; o deputado estadual Manuel Rocha; o ex-prefeito de Camaçari, Hélder Almeida; os vereadores de Camaçari, Júnior Borges, e de Lauro de Freitas, Sapucaia.