26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Na luta - 23/05/2023, 10:22 - Da Redação - Atualizado em 23/05/2023, 12:04

Movimento Jovens Por Salvador é lançado para propor políticas públicas

Grupo vai percorrer bairros da capital baiana ouvindo demandas da juventude

ACM Neto esteve presente no lançamento do programa
ACM Neto esteve presente no lançamento do programa |  Foto: Jean Victor/Divulgação

O Movimento Jovens Por Salvador foi lançado nesta segunda-feira (22) com o objetivo de participar das discussões para as eleições de 2024, propondo e cobrando políticas públicas em benefício da juventude da capital baiana. Até dezembro, o coletivo, que reúne lideranças de diferentes filiações, passará por bairros da cidade colhendo testemunhos e demandas dos jovens, além de realizar ações sociais em instituições de caridade e promover fóruns para discutir o futuro da população soteropolitana.

O coletivo foi idealizado por Lucas Moreno, presidente nacional da União Jovem do Brasil (UJB). O evento de lançamento contou com a presença de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e atual presidente da Fundação Índigo, entidade de formação política do União Brasil. Além dele, estiveram presentes o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e a vice-prefeita da capital baiana, Ana Paula Matos, além de deputados estaduais, vereadores e outras lideranças políticas.

“Nossa atuação será pautada pelo contato, o mais próximo possível, das pessoas reais. Devemos sair da nossa zona de conforto, do ar-condicionado dos gabinetes e tomar os bairros de Salvador, onde a vida real acontece. Devemos sempre nos orientar pela compreensão clara de que a realidade da maioria absoluta dos jovens da cidade está lá na ponta, e é para eles que esse movimento surge”, disse Lucas Moreno.

O Jovens Por Salvador vai oferecer oficinas de qualificação profissional, com temas como empreendedorismo, educação financeira e cívica, marketing digital e o bom uso das redes sociais. “O que se faz absolutamente necessário para esses jovens que buscam se inserir em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Dessa forma, nossas ações serão ainda mais direcionadas para aqueles que precisam ter as suas vozes amplificadas, com a consciência de que podemos ser um meio de transformação na vida de tantos meninos e meninas da nossa cidade”, completou Lucas.

ACM Neto representou a Fundação Índigo, focada em criar novas lideranças políticas, e disse que "o debate que Lucas coordena a partir de agora o papel de furar a bolha. De não falar apenas com aqueles que militam no partido A ou B. De sair dos gabinetes, dos auditórios e chegar aos guetos e becos dessa cidade de 170 bairros e de tantas cidades dentro dela".

"Se reúnem, na nossa capital, tantas realidades diferentes que nosso olhar para a juventude tem que reparar nisso. Nos desafios enfrentados pelos jovens e é claro que políticas públicas precisam ser implementadas para que os desafios sejam superados. E tá aqui, esse é o papel do debate que Lucas vai fazer a partir de agora. Que seja intenso, que seja de muita energia e que tenha o seu brilho no olhar", completou Neto.

Logo no lançamento, o Jovens Por Salvador cobrou a retomada integral da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que sofreu grande evasão escolar desde a pandemia, e a criação de um órgão municipal específico para atender às demandas da juventude.

Também estiveram presentes a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da capital baiana, Fernanda Lordêlo; o deputado estadual Manuel Rocha; o ex-prefeito de Camaçari, Hélder Almeida; os vereadores de Camaçari, Júnior Borges, e de Lauro de Freitas, Sapucaia.

exclamção leia também