27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Não curtiu - 02/06/2023, 18:31 - Da Redação

Moro pira com indicação de Zanin ao STF: "Não temos precedentes"

Senador e ícone da Lava Jato pega ar com escolha feita por Lula (PT)

Ícone da Lava Jato, Moro se irrita com indicação de Zanin
Ícone da Lava Jato, Moro se irrita com indicação de Zanin |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não é unanimidade. Algoz do petista, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) detonou a escolha.

Zanin foi advogado de Lula no âmbito dos processos da Lava Jato, enquanto Moro foi o juiz responsável pela condenação do chefão do Planalto. Segundo o senador, a indicação de alguém próximo não tem precedentes no Brasil. O parlamentar, porém, esqueceu da indicação do ministro Marco Aurélio Mello, feita pelo então presidente Fernando Collor de Mello.

Leia mais

Lula bate o martelo e confirma Zanin no STF: “Brasil vai se orgulhar”

“A minha crítica não é à pessoa, mas ao fato de ser indicado alguém muito próximo ao presidente da República, alguém que foi advogado pessoal e que é amigo pessoal do presidente. Nós não temos precedente histórico aqui no Brasil em relação a isso”, afirmou o ex-juiz.

"Nós buscamos um Supremo Tribunal Federal que tenha qualidade, mas tenha também independência. Então a grande dúvida é se uma pessoa com laços tão próximos com o presidente da República teria a independência necessária para separar as duas coisas: a amizade e o trabalho profissional”, disparou.

exclamção leia também