26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Nada de golpe! - 27/06/2024, 14:01 - Da Redação

Ministros brasileiros 'pegam ar' com tentativa de golpe na Bolívia

Situação foi controlada na Bolívia após horas de tensão

Chanceler não gostou 'nadinha' da tentativa de golpe no país vizinho
Chanceler não gostou 'nadinha' da tentativa de golpe no país vizinho |  Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, 'pegou ar' e criticou, nesta quinta-feira (27), a tentativa de golpe na Bolívia contra o governo de Luis Arce. O Brasil já havia emitido uma nota de repúdio na quarta-feira (26), e o chanceler reafirmou essa posição durante a abertura do 'Conselhão'.

“A democracia é um valor fundamental para o Brasil, como reafirmamos ontem ao rechaçar a inaceitável tentativa de golpe de Estado na Bolívia”, afirmou o chanceler.

Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, elogiou a atitude de Lula e de sua diplomacia por se posicionarem contra a tentativa de golpe de Estado na Bolívia. Ele também destacou que o continente não aceita mais ditaduras militares.

“[Queria] agradecer a postura firme da diplomacia brasileira e do presidente Lula no fato recente de ontem, onde mais uma vez a democracia na América Latina esteve em risco. E a posição do presidente Lula e do ministro Mauro Vieira foi decisiva para apoiar as forças democráticas na Bolívia, dizendo que não aceitamos mais ditaduras e golpes na América Latina”, afirmou Padilha.

Na quarta-feira, militares liderados pelo comandante Juan José Zuñiga se concentraram na sede do governo, em La Paz, para tomar o poder do país. No entanto, a situação foi contornada pelo presidente Arce, que demitiu três chefes das Forças Armadas e nomeou seus substitutos.

O novo comandante do Exército, José Wilson Sánchez, ordenou que todas as tropas fossem desmobilizadas, o que ocorreu após horas de tensão. Zuñiga foi para a 'jaula' e alegou que o próprio presidente Arce realizou um autogolpe para aumentar sua popularidade.

exclamção leia também