22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Vai ceder? - 23/08/2023, 07:24 - Da Redação

Ministros 'apertam' Lula para por uma mulher negra no STF

Rosa Weber irá se aposentar em.outubro e presida vai indicar um nome para seu lugar

Lula deverá indicar em breve nome ao STF
Lula deverá indicar em breve nome ao STF |  Foto: Arquivo/Agência Brasil

Com a iminente aposentadoria da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro, cresce o pedido de movimentos sociais e ministros da Corte para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolha uma mulher negra para ocupar a cadeira. Embora o petista não tenha dado qualquer sinal se atenderá aos apelos, a ideia é sugerir nomes com este perfil como forma de dar opções ao chefe do Executivo e tentar influenciá-lo.

De acordo com o GLOBO, as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia não pretendem se juntar para fazer o apelo ao Planalto em defesa de uma candidatura. Porém, tanto nos bastidores quanto publicamente elas têm feito apelos para que a vaga seja destinada a uma mulher.

Os ministros Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, também se dizem publicamente favoráveis a escolha de uma mulher para o cargo.

"É fundamental que haja uma mulher negra no STF, uma pessoa negra para que a gente comece a discutir a democratização nos espaços de poder", disse Almeida após uma visita ao STF em março.

exclamção leia também