27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Treta continua - 09/05/2023, 17:31 - Da Redação

Ministro pira após Telegram disparar mensagens contra PL das Fake News

Aplicativo faz 'campanha' contra aprovação de projeto

Ministro vai pegar ar com o Telegram
Ministro vai pegar ar com o Telegram |  Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro titular da Secretaria de Comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Pimenta (PT), pegou ar nesta terça-feira (9), após o aplicativo de envio de mensagens Telegram enviar um ‘textão’ para os seus usuários atacando o Projeto de Lei de combate às fake news.

Na mensagem, o Telegram, que quase ‘foi de base’ na semana passada, após descumprir exigências de entrega de dados sobre a plataforma, acusa o governo brasileiro de tentar aprovar uma lei para acabar com a liberdade de expressão.

Na última semana, a pauta, que tem como relator o deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP), foi retirada de votação sob o risco de não ser aprovada na Câmara. O Google, maior plataforma de pesquisas do mundo, também usou sua página inicial para fazer ‘campanha’ contra o polêmico projeto, que ainda divide opiniões.

"Inacreditável! Telegram desrespeita as leis brasileiras e utiliza sua plataforma para fazer publicidade contra o PL2630. As medidas legais serão tomadas. Empresa estrangeria nenhuma é maior que a soberania do nosso país", disse Pimenta nas redes sociais.

Orlando também se manifestou e afirmou que a internet não pode se tornar uma “terra sei lei”. "O jogo sujo das big techs continua. Recebo denúncias de que o Telegram está disparando FAKE NEWS contra o PL 2630 para milhões de usuários. Essa campanha de mentiras não vai prosperar. A Internet não é terra sem lei, e a regulação é uma necessidade", disparou.

exclamção leia também