29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Vai ter que pagar! - 02/04/2024, 14:35 - Vinicius Portugal

Ministro do STF mantém multa a Nikolas Ferreira por Fake News de Lula

TSE multou o atual deputado por violação à norma eleitoral em um vídeo de campanha

Atual deputado federal foi acusado de ter cometido fake news contra o atual presidente da república
Atual deputado federal foi acusado de ter cometido fake news contra o atual presidente da república |  Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) vai ter que coçar o bolso, isso porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou um recurso do jovem político por uma multa de 30 mil reais, aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por disseminar fake news nas eleições de 2022. A decisão foi tomada no dia 26 de março, porém publicada apenas nesta terça-feira (2).

Segundo Fachin, a sentença dada pelo TSE foi feita após considerar que houve uma violação a norma eleitoral, por interpretação da Lei de Eleições e de Resoluções do Tribunal, e que não cabe ao STF rever as conclusões do Tribunal Superior Eleitoral.

A condenação aplicada pela Corte Eleitoral se deu após um pedido da campanha de Lula, por conta de um vídeo em que eles alegaram "números e informações fraudulentas", para induzir quem assistia que o petista iria confiscar bens e outros ativos financeiros da população. Em outra parte do vídeo também é insinuado que a culpa das mortes na pandemia foi do PT e do Lula, por conta dos desvios de dinheiro na saúde.

exclamção leia também