O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, irá convidar o presidente do Senado e o presidente da Câmara dos Deputados para acompanhar o andamento da apuração do segundo turno da eleição junto com ele, na sede da Corte. As eleições acontecem neste domingo (30).
Pelo plano de Moraes, logo após o final da contagem dos votos, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) fariam em seguida uma declaração conjunta atestando a lisura do processo e corroborando o resultado. As informações são da coluna de Malu Gaspar, no O Globo.
No primeiro turno, Pacheco já acompanhou a apuração no gabinete de Moraes. Além do presidente do Senado, estiveram na sede do TSE no primeiro turno a maioria dos ministros do Supremo, o presidente interino do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e dezenas de representantes de embaixadas. Todos esses estarão lá novamente no domingo.
A coluna apontou que a dúvida é sobre a presença de Lira, que não foi ao TSE no primeiro turno e até agora ainda não respondeu se estará no segundo. O presidente da Câmara é aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem feito ataques às urnas eletrônicas e colocado em xeque a lisura do processo eleitoral.