Pedaço do continente africano no Brasil, Salvador nunca elegeu um prefeito preto. O único que passou pelo Executivo Municipal foi Edvaldo Brito (PSD), nomeado pelo então governador Roberto Santos, em 1978. Para o vereador Sílvio Humberto (PSB), que se diz "disposto" a concorrer à prefeitura de Salvador em 2024, é hora da capital baiana eleger um gestor negro, com a "cara da maioria da população". A declaração foi dada em entrevista ao Portal MASSA!.
Essa materialização de realização de ancestrais, quem pode realizar é quem tem a cara da maioria da população da cidade, porque sabe onde dói
Sílvio colocou o nome à disposição do grupo governista estadual para disputar a prefeitura de Salvador no pleito do próximo ano, mas ressaltou que sua ambição é por um projeto coletivo, não individual.
"Eu aprendi que você, enquanto político, precisa ter ambições. E a minha ambição não é individual. São três mandatos que eu tenho em Salvador contribuindo para melhorar a vida da cidade, acumulei o suficiente para construir coletivamente alternativas para Salvador. As reflexões que fiz são frutos do conviver diariamente com os efeitos dessa desigualdade. Você tem uma cidade que é negra e é o paraíso dos privilégios brancos. É possível uma inversão disso? Claro que é. Você precisa ter essa juventude como foco", iniciou Sílvio, que continuou.
"Me coloco como alguém que aprendeu muito e se coloca como alguém que quer compartilhar o que aprendeu e acredita, e reconhece o potencial que temos e podemos dar mais que uma virada de chave, porque quando você vira de chave, pode estar abrindo a mesma porta e continua no mesmo looping da desigualdade", completou o vereador.
Sílvio Humberto reforçou sua disposição em tentar a prefeitura da cidade no próximo ano. Além do vereador, que está no terceiro mandato, o PSB também conta com a deputada federal e ex-prefeita Lídice da Mata, e o presidente da Conder, Zé Trindade, como nomes disponíveis.
"A gente precisa de outra chave, que precisa combinar se importar com as pessoas. Quando a riqueza se encontra com a dignidade, isso gera prosperidade para todo mundo. Somos os pés e as mãos da cidade. Por que não podemos também ser a cabeça da cidade? Educação [...] Saúde pública, saber o foco da saúde da população negra, ter um posto de saúde que funcione. Nos lugares que você tem a maioria da população negra, os serviços de saúde não funcionam, estão sempre aquém. A gente pode fazer mais. O maior investimento que temos que fazer é em gente, e precisamos ter a juventudade como foco", afirmou Sílvio.
O maior investimento que temos que fazer é em gente, e precisamos ter a juventudade como foco
"Me coloco como alguém que está disposto e preparado para fazer essa ponte [...] Esse esperançar é o que vamos trazer capacidade de gestão com a possibilidade de realizar um sonho ancestral. Essa materialização de realização de ancestrais, quem pode realizar é quem tem a cara da maioria da população da cidade, porque sabe onde dói e conhece todos os 'nãos'. Não podemos terceirizar nossos sonhos, não pode ser outro que pode fazer. Esse é o momento e o nosso tempo é agora. Quem tem que ser protagonista dos nossos sonhos somos nós [...] A gente está se colocando como inevitável. Tem um clamor e esse clamor que chegou ao governo do Estado (Jerônimo), é um dever de casa que Salvador precisa fazer por ela mesmo", disparou o vereador de Salvador.