A vereadora de Salvador City, Marta Rodrigues (PT) ressaltou, nesta segunda-feira (8), a importância de lembrar da tentativa de golpe de Estado na mesma data do ano passado, e rebateu as recentes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) faz um ato em defesa da democracia.
“É um ano que a gente tem que trazer todo esse nosso esforço, essa nossa luta na defesa da democracia, e quando a gente faz um ato desse é para que isso nunca mais volte a acontecer, porque o fascismo ainda está ir rondando e a gente precisa enfatizar para que isso não aconteça mais, esse fascismo, o discurso do ódio, o discurso da violência, de todas as formas de violência, das fake news, que isso também é crime e não pode ocorrer, foi o que a gente presenciou há um ano atrás. Então, esse ato aqui que marca dia 8 de janeiro é para a gente reafirmar tudo isso e dizer que jamais nós vamos conviver com situações como essa”, iniciou Marta, que rebateu as acusações de Bolsonaro de que a tentativa de golpe foi uma armadilha da esquerda.
“Houve, houve a tentativa de golpe e se não fosse muito célere l o Ministro da Justiça, o presidente Lula, o STF, o Ministério Público, todas as entidades que afirmam e buscam a democracia, teria ocorrido, e a gente viu depredação e quando a gente vê entrar nas instituições públicas para depredar, isso mostra o que um ódio também que tem a coisa pública. Então, para ele não existe coisa pública, é coisa para ele, para a família, como nós vimos o período que ele ficou na presidência da República, por isso que a fala dele não tem, não ecoa, porque nós sabemos que foi uma tentativa de golpe, sim, e está confirmado”, disparou.