28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Vai apanhar? - 08/01/2025, 16:14 - Da Redação

“Maridos são mais apaixonados nas amantes”, diz Lula ao celebrar democracia

Presidente participou de ato em memória dos atos golpistas de 8 de janeiro

Fala não animou a primeira-dama
Fala não animou a primeira-dama |  Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Lula (PT) provocou risadas e comentários nesta quarta-feira (8), durante a cerimônia em memória dos atos golpistas de 8 de janeiro. Em seu discurso, o petista afirmou ser um “amante da democracia” e usou uma metáfora curiosa para reforçar sua fala: “Muitas vezes, os maridos amam mais a amante do que as próprias esposas”.

"Eu voltei com a certeza que a democracia não é uma coisa pequena. A democracia é uma coisa muito grande para quem ama liberdade, cultura, para quem ama educação, para quem ama a igualdade de direitos. Somente num processo democrático a gente pode conquistar isso. É por isso que sou um amante da democracia. Não sou nem marido, sou o amante da democracia, porque, na maioria das vezes, os maridos são mais apaixonados pelas amantes do que pelas mulheres", declarou Lula, arrancando risos da plateia.

A primeira-dama, Janja, demonstrou certa reprovação com o comentário, embora o discurso do presidente tenha sido pontuado por momentos de descontração.

Leia mais:

8 de Janeiro: invasão aos Três Poderes completa 2 anos

Pablo Marçal afirma que irá se candidatar à presidência em 2026

Um desses momentos ocorreu quando Lula mencionou o apelido "Xandão" para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Ele também comentou, em tom bem-humorado, que teve vontade de tomar uma dose ao descobrir que sua saúde havia piorado após uma queda no banheiro que resultou em um traumatismo craniano.

Apesar do tom leve em alguns trechos, o presidente também fez declarações sérias, reafirmando seu compromisso com a democracia.

“Estamos aqui para dizer que estamos vivos e a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro. Estamos aqui, mulheres e homens, de diferentes origens, crenças, partidos e ideologias, unidos por uma causa em comum”, afirmou Lula.

exclamção leia também