A presidenta da Funarte, Maria Marighella, comemorou a assinatura do acordo entre o Banco do Brasil e o governo do Estado para instalação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Salvador. O ato aconteceu nesta sexta-feira (22).
Presente pela comitiva do Ministério da Cultura (MinC), Maria Marighella ressaltou a importância desse espaço cultural. “Os CCBBs de todo país são espaços de difusão artística, que garantem o acesso e fruição de cidadãs e cidadãos. São infraestruturas que asseguram o direito às artes e à cultura, fundamentais para a construção das políticas para as artes”, declarou.
“Com o anúncio de sua instalação no Palácio da Aclamação, a chegada do CCBB faz vislumbrar outro horizonte para o centro da nossa cidade com a destinação de um patrimônio público para a Cultura. Uma cidade com mais centros culturais consegue imaginar e oferecer futuros melhores para todas as pessoas”, disse.
“O acordo firmado dialoga ainda com a série de investimentos anunciados recentemente pelo Governo Federal para o Estado da Bahia, como os CEUs da Cultura que serão instalados em 23 cidades baianas, e o investimento na requalificação de patrimônios históricos e culturais em todo o estado”, concluiu.
Primeiro CCBB da região Nordeste, o espaço cultural será instalado no Palácio da Aclamação, que passará por obras de adaptação e se integrará com o Complexo vizinho, composto pelo Passeio Público e pelo Teatro Vila Velha.
Em 2023, o Banco do Brasil investiu mais de R$ 50 milhões na programação cultural dos CCBBs, sendo R$ 14,7 milhões via Lei de Incentivo à Cultura. Foram realizadas 251 iniciativas culturais, com mais de 3,7 milhões de visitantes, número 20% maior que em 2022.
O CEU da Cultura é um espaço cultural, de caráter comunitário, composto por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente. É uma das iniciativas anunciadas no novo PAC.