25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Reconhecimento - 29/01/2024, 20:43 - Da Redação

Maria Marighella recebe prêmio garantia de direitos às pessoas trans

Vereadora apresentou projetos e iniciativas em prol da garantia de direitos às pessoas trans

Prêmio foi entregue no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira
Prêmio foi entregue no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira |  Foto: Divulgação

A presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e vereadora licenciada de Salvador, Maria Marighella, foi uma das pessoas premiadas pelo prêmio Paulett Furacão, concedido pelo Fórum Trans e Travesti da Bahia às instituições e coletivos trans e cisaliades que se destacaram no apoio à população trans do estado da Bahia. A premiação ocorreu no evento "Visibilidade Trans: Produzir Vida e Celebrar Direitos", promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, nesta segunda-feira (29), no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab).

A vereadora apresentou em seu mandato projetos e iniciativas em prol da garantia de direitos às pessoas trans. Um desses projetos, propostos em diálogo com a Rede Trans e Paulett Furacão, foi o Projeto de Lei para Empregabilidade Trans que dispõe “sobre a ação afirmativa de reserva de vagas para as pessoas trans no âmbito dos órgãos e entidades integrantes da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Municipal de Salvador”, priorizando mulheres trans, travestis e homens trans que se autodeclaram enquanto negras/os, quilombolas e indígenas.

“É inaceitável continuarmos convivendo com a violência, com a negação de direitos, com a injustiça, com uma democracia inconclusa, que precisa ser revista e refundada. Recebo esse prêmio muito ciosa da minha responsabilidade como figura pública. Os projetos e iniciativas que apresentamos a fim de garantir direitos à população trans são passos para que, finalmente, tenhamos um país justo, uma sociedade que inclua todas as pessoas”, argumentou Maria Marighella.

Representando a presidenta da Funarte e vereadora licenciada Maria Marighella no recebimento do prêmio, o transativista, membro da ManifestA ColetivA, Transbatukada e Fórum Trans e Trevsti da Bahia, Bruno Santana, foi um dos organizadores do evento e o celebrou como "uma iniciativa que marca o Dia da Visibilidade Trans, reconhecendo a luta das pessoas que se dedicam ao enfrentamento à transfobia estrutural e se colocam pela construção e garantia de direitos para todas as pessoas".

exclamção leia também