O Grupo de Transição de Cultura do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ganhou o reforço da vereadora de Salvador, Maria Marighella (PT). A política e atriz viajou para Brasília nesta quarta-feira (7).
Maria atuará como consultora de políticas para as artes do GT. "Com a responsabilidade desse tempo em que a Cultura e as artes foram transformadas em alvo, trabalharemos para alçar a cultura dentro das políticas públicas ao lugar que ela ocupa na constituição social brasileira e pelo reconhecimento das artes e seus diversos segmentos em toda sua amplitude, complexidade e dimensões. A crise colocada hoje na vida pública será superada através da cultura, com a imaginação coletiva", disse a vereadora.
Maria foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia e trabalhou na Secretaria da Cultura do Estado da Bahia na construção e aprovação da Aldir Blanc, lei que possibilitou o pagamento de um auxílio emergencial para o setor cultural durante a pandemia da Covid-19.
Marighella ainda ainda atuou como coordenadora de políticas nacionais para o teatro na Funarte e participou do processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA). Além de participar da articulação da Lei Paulo Gustavo na Bahia e debater Comissão de Cultura da Câmara Federal. O PL de autoria da deputada Áurea Carolina e outros parlamentares subscreventes, que constitui um Marco Regulatório para a Cultura - ainda em tramitação no Congresso.