
O governo Lula (PT) tá doido para reduzir os preços dos alimentos em 2025, após um 'boom' da inflação que fechou o ano passado em 4,83%. O presidente Lula cobrou seus companheiros para priorizar a "comida barata na mesa do trabalhador", com reuniões entre os ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Fazenda.
Leia mais:
CBPM e prefeito de Camaçari discutem parcerias para construção de indústrias inovadoras
Pablo Marçal explica como gravou vídeo ao lado de Trump
Tempo abriu
O ministro Rui Costa disse que a alta dos preços está ligada a eventos climáticos extremos que afetaram a produção. A expectativa é que a próxima safra agrícola seja melhor, o que deve reduzir os preços finais.

Bandeira Verde
Além dos alimentos, o governo mira reduzir as variações na tarifa de energia neste ano. Dos 12 meses de 2024, oito contaram com a bandeira tarifária verde, e quatro tiveram taxas extras: dois com bandeira vermelha e dois com a amarela.
2025 começou com a bandeira verde, sem taxa extra nas faturas, e a perspectiva é favorável devido às chuvas nos principais reservatórios do país.

O diretor-presidente da Aneel, Sandoval Feitosa, indicou uma "perspectiva muito favorável" para 2025, com a possibilidade de manter a bandeira verde ao longo do ano. A agência monitora o nível dos reservatórios para garantir um comportamento tarifário previsível.