29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Tensão no ar - 04/11/2022, 13:26 - Rafael tiago

Lula volta a receber ameaças de morte e PF vai investigar suspeitos

Os dois casos mais recentes aconteram em Goiás e Rondônia

Polícia Federal acompanha de perto as ameças ao presidente eleito Lula
Polícia Federal acompanha de perto as ameças ao presidente eleito Lula |  Foto: Evaristo SA/AFP

Além das oito investigações abertas durante o período de campanha eleitoral, a Polícia Federal (PF) recebeu mais dois casos de ameaças de morte contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana.

Os dois casos ganharam destaque nacional nas redes sociais e foram noticiados por veículos de comunicação de todo o país. Em um dos casos, um grupo de Rondônia promoveu uma vaquinha para “contratar um sniper e matar Lula com um tiro na cabeça”.

No outro, a ameaça foi feita de maneira direta pelo prefeito de Iporá (GO), Naçoitan Leite (União Brasil), contra Lula e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes.

Eleição

A vitória de Lula na eleição presidencial foi confirmada às 19h58 do último domingo, 30, com 98,86% das urnas apuradas. O petista foi presidente do Brasil pela primeira vez entre os anos de 2003 e 2010. Seus governos foram marcados pelo avanço da economia e da educação, colocando o país entre as seis maiores potências do mundo.

Após os primeiros mandatos, Lula deixou a Presidência da República com uma aprovação de 87%, registrando recordes na história do país, segundo o Ibope. Nas eleições de 2010, o PT conseguiu se manter no poder e elegeu a ex-presidente Dilma Rousseff, que ganhou a reeleição em 2014 e sofreu impeachment em 2016, acusada de crime de responsabilidade.

exclamção leia também