27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Convite - 17/09/2023, 17:38 - Da Redação

Lula tenta reunião com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

Governo ucraniano ainda não confirma presença de Zelensky

Encontro entre Lula e Zelensky por vídeo
Encontro entre Lula e Zelensky por vídeo |  Foto: Reprodução/Redes sociais

Cumprindo agenda na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta marcar uma reunião Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

De acordo com a TV Globo, o senador Jaques Wagner (PT-BA), integrante da comitiva de Lula nos Estados Unidos, confirmou o convite feito para Zelensky. O Itamaraty propôs as datas de segunda (18) ou terça-feira (19), quando Lula dever também se reunir com outros lideres de nações.

Ainda segundo a reportagem, Zelensky ainda não confirmou presença. O governo ucraniano diz que o encontro está sendo avaliado e depende da disponibilidade de ambos os presidentes.

Seria a primeira reunião presencial entre Lula e Zelensky, apesar de já terem conversado por videochamada em março. Já houve tentativa do ucraniano de se encontrar com Lula durante a cúpula do G7 no Japão.

Lula convida Volodymyr Zelensky em meio a uma polêmica por declarações feitas por Lula sobre a possibilidade encontrar-se com Vladimir Putin, presidente da Rússia, no Brasil. O ucraniano tem cobrado uma posição mais firme do petista a respeito da invasão russa na Ucrânia.

Falas do presidente brasileiro sobre a Guerra na Ucrânia já foram criticadas por integrantes do governo ucraniano. Lula chegou a atribuir parte da responsabilidade pelos conflitos à Ucrânia.

exclamção leia também