
Questionado desde o período de campanha eleitoral sobre quem serão os ministros que vão compor seu governo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deu uma data para seus aliados: afirmou que os nomes serão definidos em dezembro. A informação é do blog de Bela Megale.
O petista tem destacado que a prioridade é achar uma solução para a questão orçamentária, essencial para dar segurança legislativa, jurídica e política à sua gestão. O foco da proposta de Emenda à Constituição (PEC) negociada com o Congresso é excluir o orçamento o Bolsa Família da regra de teto de gastos. Lula quer manter o auxílio no valor de R$ 600. E para conseguir, já acenou a Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, que não pretende interferir na eleição da Casa em 2023.
Lula receberá também nos próximos dias as informações fundamentais da transição e também dos partidos que integrarão a base política de seu governo. Como avalia que esses processos só andarão no próximo mês, o petista diz que é só a partir de dezembro que seus ministérios ganharão nomes.