25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Honra merecida! - 15/10/2024, 16:45 - Da Redação

Lula sanciona lei de Alice Portugal para homenagear Anísio Teixeira

Educador Baiano foi declarado Patrono da Escola Pública Brasileira

Educador foi homenageado no Dia do Professor
Educador foi homenageado no Dia do Professor |  Foto: Divulgação

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei N° 1133/2015, de autoria da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que declara o educador Anísio Teixeira como “Patrono da Escola Pública Brasileira”. Idealizador das mais significativas mudanças na educação do país no século XX, o baiano sempre defendeu a democratização do ensino e a escola pública, gratuita e de qualidade para todos.

“Fiquei muito feliz e honrada com a sanção presidencial desta minha lei no Dia do Professor e da Professora. É uma justa homenagem a um dos maiores educadores do Brasil. Seu legado inspira gerações e reforça a importância da educação como direito universal e a necessidade de reconhecermos o papel fundamental dos professores e das professoras na educação em nosso país”, afirmou Alice.

Nascido na cidade de Caetité (BA), em 1900, e falecido em circunstâncias nunca esclarecidas no Rio de Janeiro, em março de 1971, durante a ditadura, Anísio começou seu trabalho na educação em 1924, quando foi convidado pelo então governador da Bahia, Góes Calmon, para ocupar o cargo de inspetor-geral de ensino do estado. Na época, ele transformou o conceito de ensino na Bahia.

Leia mais:
Câmara de Salvador vota em projeto para compra de ônibus elétricos
Procurador venezuelano acusa Lula de se unir à CIA

Um dos maiores legados de Anísio foi a construção, em 1950, do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, em Salvador, mais conhecido como Escola-Parque, uma instituição pública, gratuita e de tempo integral. Ainda na década de 1950, ele foi secretário-geral da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dirigiu o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), que hoje leva o seu nome.

exclamção leia também