O presidente Lula (PT) sancionou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei N° 1133/2015, de autoria da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que declara o educador Anísio Teixeira como “Patrono da Escola Pública Brasileira”. Idealizador das mais significativas mudanças na educação do país no século XX, o baiano sempre defendeu a democratização do ensino e a escola pública, gratuita e de qualidade para todos.
“Fiquei muito feliz e honrada com a sanção presidencial desta minha lei no Dia do Professor e da Professora. É uma justa homenagem a um dos maiores educadores do Brasil. Seu legado inspira gerações e reforça a importância da educação como direito universal e a necessidade de reconhecermos o papel fundamental dos professores e das professoras na educação em nosso país”, afirmou Alice.
Nascido na cidade de Caetité (BA), em 1900, e falecido em circunstâncias nunca esclarecidas no Rio de Janeiro, em março de 1971, durante a ditadura, Anísio começou seu trabalho na educação em 1924, quando foi convidado pelo então governador da Bahia, Góes Calmon, para ocupar o cargo de inspetor-geral de ensino do estado. Na época, ele transformou o conceito de ensino na Bahia.
Leia mais:
Câmara de Salvador vota em projeto para compra de ônibus elétricos
Procurador venezuelano acusa Lula de se unir à CIA
Um dos maiores legados de Anísio foi a construção, em 1950, do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, em Salvador, mais conhecido como Escola-Parque, uma instituição pública, gratuita e de tempo integral. Ainda na década de 1950, ele foi secretário-geral da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dirigiu o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), que hoje leva o seu nome.