23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Polêmica - 31/05/2023, 09:54 - Anderson Orrico

Lula sai em defesa de Maduro e afirma que demonizaram Chávez

Pronunciamento foi logo depois do encontro promovido pelo Brasil com os demais chefes de Estado da América do Sul

Lula durante encontro com Nicolás Maduro
Lula durante encontro com Nicolás Maduro |  Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert PR

Durante coletiva na noite dessa terça-feira (30), o presidente Lula (PT), voltou a defender o governo do presidente Nicolás Maduro e afirmou que a Venezuela é alvo de narrativas para negar que exista uma democracia no país. A fala veio após o encontro promovido pelo Brasil com os demais chefes de Estado da América do Sul.

“Todo mundo sabe o que eu falo e todo mundo sabe o que eu penso. Em política, toda vez que você quer destruir um adversário, a primeira coisa que você faz é construir uma narrativa negativa dele”, disse.

Lula também afirmou que Hugo Chávez, líder da Venezuela de 1999 a 2013, foi demonizado através de uma narrativa. “Desde o momento em que você cria uma narrativa de que ele é um demônio, a partir daí você passa a jogar todo mundo contra ele”, completa.

O presidente aproveitou para comparar a situação vivida por ele coma de Chávez. Segundo ele, os processos de que foi alvo na Operação Lava Jato também são parte de narrativa de demonização. “Uma narrativa vendendo uma mentira que depois ninguém conseguiu provar”, refletiu.

Lula também revelou aos jornalistas que sugeriu a Maduro que proponha a assinatura de um documento em que todos os partidos de oposição, o movimento social e sindicato, o parlamento e os governadores peçam respeito à soberania da Venezuela.

exclamção leia também