O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, neste sábado (6), ter conversado com o rei Charles III sobre a preservação da Amazônia, tema de interesse internacional.
Segundo Lula, o sucessor de Elizabeth II pediu que ele cuida preservação ambiental do país. O petista disse ainda ter pedido ajuda ao rei britânico para tratar do assunto, com o envio de recursos.
"A primeira coisa que o rei [Charles III] disse pra mim foi para eu cuidar da Amazônia. E eu falei: 'Eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. É preciso ajuda e muitos recursos'", afirmou Lula.
"Desde a COP 15, que eu participei quando era presidente em 2009, que os países ricos prometem dinheiro, prometem fundo. Mas a verdade é que esse fundo de US$ 100 bilhões nunca aparece", completou o presidente.
Leia mais
Jerônimo rebate adversários após críticas: "Eu sei do meu papel"
Lula também lembrou da responsabilidade dos países ricos na emissão de gás carbônico, e reforçou a cobrança para a colaboração das nações.
"Os países ricos precisam compreender que eles têm um débito na emissão de gás carbônico. E portanto, eles têm que adiantar um recurso, pagando essa dívida, para que a gente possa preservar a nossa floresta", disparou.