25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Reino Unido - 06/05/2023, 13:53 - Da Redação

Lula revela papo com Charles sobre preservação da Amazônia

Presidente esteve na cerimônia de posse do rei da Inglaterra

Lula faz cobrança aos países ricos
Lula faz cobrança aos países ricos |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, neste sábado (6), ter conversado com o rei Charles III sobre a preservação da Amazônia, tema de interesse internacional.

Segundo Lula, o sucessor de Elizabeth II pediu que ele cuida preservação ambiental do país. O petista disse ainda ter pedido ajuda ao rei britânico para tratar do assunto, com o envio de recursos.

"A primeira coisa que o rei [Charles III] disse pra mim foi para eu cuidar da Amazônia. E eu falei: 'Eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. É preciso ajuda e muitos recursos'", afirmou Lula.

"Desde a COP 15, que eu participei quando era presidente em 2009, que os países ricos prometem dinheiro, prometem fundo. Mas a verdade é que esse fundo de US$ 100 bilhões nunca aparece", completou o presidente.

Leia mais

Jerônimo rebate adversários após críticas: "Eu sei do meu papel"

Lula também lembrou da responsabilidade dos países ricos na emissão de gás carbônico, e reforçou a cobrança para a colaboração das nações.

"Os países ricos precisam compreender que eles têm um débito na emissão de gás carbônico. E portanto, eles têm que adiantar um recurso, pagando essa dívida, para que a gente possa preservar a nossa floresta", disparou.

exclamção leia também