Os problemas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para resolver a reforma ministerial e acomodar o Centrão podem ser sanados de uma vez por todas com a criação de uma nova pasta. O petista inclusive anunciou nesta terça-feira (29) que sairá do papel o Ministério da Pequena e Média Empresa, 38º da gestão dele.
"Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade", afirmou.
Durante o anúncio Lula destacou a importância dos empregos com carteira assinada, mas disse que muitos brasileiros desejam ser empreendedores. Por isso, segundo ele, a necessidade de um ministério para tratar de políticas públicas para esse público.
Até o momento essa função é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Desde o primeiro semestre, o governo Lula se articula para realizar uma reforma ministerial. O objetivo principal, já reconhecido pelo próprio presidente, é o de atrair para o governo partidos como União Brasil, PP e Republicanos, do chamado Centrão.
Até o momento, apenas uma troca foi concretizada: no Ministério do Turismo, saiu Daniela Carneiro (União-RJ, mas em migração partidária) e entrou Celso Sabino (União-PA).