24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Craque do jogo! - 07/07/2023, 08:32 - Vinicius Rebouças

Lula parabeniza Haddad por aprovação da Reforma Tributária

Ministro da Fazenda considerava pauta como uma das principais da agenda econômica

Haddad foi autor do projeto que recebeu modificações até o último minuto de votação
Haddad foi autor do projeto que recebeu modificações até o último minuto de votação |  Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais na manhã desta sexta-feira (7) dar os parabéns ao ministro Fernando Haddad, da Fazenda, pela aprovação da Reforma Tributária. A peça foi considerada pelo Palaciano como uma das principais da agenda econômica do governo e aprovada com folga em votação histórica finalizada durante a madrugada.

Escreveu Lula no Twitter: "O Brasil terá sua primeira reforma tributária do período democrático. Um momento histórico e uma grande vitória para o país. Parabéns para a Câmara dos Deputados pela significativa aprovação ontem e ao ministro Fernando Haddad pelo empenho no diálogo e no avanço da reforma. Estamos trabalhando para um futuro melhor para todos. Bom dia!"

Em linhas gerais, a proposta da Reforma Tributária simplifica a cobrança de impostos do país. É a maior em 50 anos. Prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, que são federais, além do ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal. Pela proposta, o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS seriam substituídos por dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios.

A última versão também prevê zerar os tributos sobre a cesta básica e criar o 'imposto do pecado', sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

exclamção leia também