O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais na manhã desta sexta-feira (7) dar os parabéns ao ministro Fernando Haddad, da Fazenda, pela aprovação da Reforma Tributária. A peça foi considerada pelo Palaciano como uma das principais da agenda econômica do governo e aprovada com folga em votação histórica finalizada durante a madrugada.
Escreveu Lula no Twitter: "O Brasil terá sua primeira reforma tributária do período democrático. Um momento histórico e uma grande vitória para o país. Parabéns para a Câmara dos Deputados pela significativa aprovação ontem e ao ministro Fernando Haddad pelo empenho no diálogo e no avanço da reforma. Estamos trabalhando para um futuro melhor para todos. Bom dia!"
Em linhas gerais, a proposta da Reforma Tributária simplifica a cobrança de impostos do país. É a maior em 50 anos. Prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, que são federais, além do ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal. Pela proposta, o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS seriam substituídos por dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios.
A última versão também prevê zerar os tributos sobre a cesta básica e criar o 'imposto do pecado', sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
O Brasil terá sua primeira reforma tributária do período democrático. Um momento histórico e uma grande vitória para o país. Parabéns para a Câmara dos Deputados pela significativa aprovação ontem e ao ministro @Haddad_Fernando pelo empenho no diálogo e no avanço da reforma.…
— Lula (@LulaOficial) July 7, 2023